Imagem capa - Quadros em Canvas Algodão(tela) por Matheus Eduardo Bertollo

Quadros em Canvas Algodão(tela)



O que são canvas?

Na linguagem fotográfica, um canvas é um tipo de suporte para impressões de imagens. Na língua inglesa, o termo pode ser traduzido como “tela”. Hoje, são chamadas de canvas as telas com fotos impressas em alta qualidade em um tecido de algodão ou uma mistura de algodão com poliéster, o que o deixa firme e resistente.

A ideia é que é o material seja tão bem-produzido que se assemelhe a uma pintura feita a mão, uma vez que a imagem se encaixa perfeitamente no formato, gerando um efeito artístico e bonito.


Vantagens

Atualmente, esta é uma das mais modernas técnicas de impressão de fotografias, principalmente quando comparada a outros materiais, como a lona e o vinil. 

Outra grande vantagem da impressão nesse material é que não há a necessidade de tratamento para impressão, pois o foco é causar um impacto visual no ambiente.

Além disso, diferente dos quadros tradicionais com molduras, o canvas já está pronto para usar, o que evita o dilema de qual borda escolher, tendo em vista que a madeira precisa combinar com todo o restante da decoração.


Aspectos técnicos

Uma tela para fotos em canvas pode ser encontrada em duas versões: com ou sem armação de madeira. Ela é impressa sobre o material e depois aplicada sobre a armação para garantir a sustentação e dispensar o uso de molduras.

Nesse caso, a tela impressa envolve a estrutura e madeira de até 4 centímetros de altura, inclusive as bordas. É importante atentar para as laterais da imagem, que não devem ser prejudicadas pela dobra nas bordas. Ou seja, prefira imagens que possuam margens sem elementos importantes.

Na hora de realizar a impressão, o tecido passa por uma camada de resina e por um tratamento antimofo, que garante a durabilidade e o acabamento de pintura. Depois de impresso, o tecido é curado, esticado de forma manual e grampeado na armação, também chamada de chassi. Nesse momento, recebe uma camada de verniz, se tornando uma verdadeira obra de arte.